sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Desintoxicação Emocional

Olá meus queridos,

Nesse clima de ano novo, eu estava procurando um programa de desintoxicação alimentar (apelidado de Detox) pra começar o ano mais leve!


Ano passado fiz dois detox e um acompanhamento com uma nutricionista e naturopata supimpa, a Debbie Luna (página em inglês). Tive ótimos resultados e minha saúde, tanto física como emocional, melhorou muitíssimo! Como parte do tratamento naturopático, comecei a ler mais sobre saúde desde uma perspectiva mais holística.

Aprendi muito sobre como a indústria alimentícia nos induz a consumir supostos "alimentos" que nos deixam dependentes e com a nossa saúde profundamente abalada. Entender melhor como meu corpo funciona com certos alimentos foi essencial para não lutar por um corpinho bonito na contramão da minha saúde.

Nunca fui muito ligada na balança nem neurótica com skinny jeans (eles definitivamente não fazem parte do meu guarda-roupa!) mas depois de ter mudado para a Alemanha e ter chegado bem perto do fundo do poço emocional, meu corpo sofreu muito com os 15kg extras. Depois de recuperar minha estabilidade emocional e psíquica, chegou a vez de recuperar a saúde física, e 2014 foi o ano que tirei pra aprender a entender as necessidades do meu corpo em se adaptar a um clima completamente diferente do que ele estava acostumado em Brasília.

Impulsionada pelos Detox da Debbie Luna, fui pouco a pouco angariando informações essenciais para a saúde do meu corpo, sem trata-lo separadamente do meu emocional e psicológico. Vi diversos documentários (Fat, Sick and nearly Dead e Comida S/A são alguns deles), li alguns livros (A Inteligência Hormonal da Mulher e O Poder do Agora são alguns deles) e passo a passo, fui restabelecendo minha saúde física e emocional. No final do ano passado, consegui recuperar minha saúde nos padrões que tinha quando vivia em Brasília, além de emagrecer uns 6kg comendo bastante, mas com qualidade ;-) Essa foi uma grande conquista!!!

Mas eis que estava procurando um Detox para 2015, também para perder os outros 9kg extras, e acabei topando com um outro tipo de detox que me pareceu muito interessante: o Detox Emocional. Pois é, o detox de substâncias químicas que fazem mal ao meu corpo é muito importante, mas desintoxicação das emoções que nos fazem mal é essencial! Achei esse conceito de detox emocional o máximo!!

Em tradução livre: RETIRADA DE BAGAGEM EMOCIONAL 
| Insegurança | Vergonha | Culpa |
"-- Eu carrego a sua, se você carregar a da sua mãe."



Pensei que realmente seria bom me livrar das "emoções intoxicantes" que carrego dentro de mim. Mas como alguns dos meus leitores podem adivinhar, achar um psicólogo que fale sua língua quando você mora no exterior não é uma tarefa fácil! Mas a internet nunca me abandonou nos momentos de desespero ;-) procurei, procurei e encontrei um post no blog "Tudo de Bonn", de uma brasileira que morava aqui em Bonn, sobre psicoterapia online. Como é que é? Psicólogo online?? Pois é, minha gente! A internet é uma caixinha de surpresas!

Psicoterapia online é possível, e eficaz:
http://www.conectapsicologia.com.br/
Fui no site indicado pela autora do blog (que usou e aprovou o serviço!) e vi que é realmente um projeto sério de psicólogos brasileiros registrados e autorizados por lei para oferecer psicoterapia por Skype. Sei que grande parte dos problemas enfrentados na adaptação à vida em um novo país pode realmente ser resolvida ou pelo menos amenizada com uma psicoterapia bem feita, em que ambos paciente e psicólogo estão engajados no tratamento. Digo isso por experiência própria!



Mas dessa vez, eu não parei por aí, resolvi procurar mais ferramentas de desintoxicação emocional: decidi então mergulhar no universo das EFT - Técnicas de Liberação Emocional (sigla correspondente ao nome em inglês Emotional Freedom Techniques), ou "Acupuntura Emocional sem agulhas" como também é conhecida a EFT. Testei a técnica e até agora estou positivamente impressionada com o impacto no meu emocional: situações específicas que antes me causavam grande mal-estar emocional e até físico já não me afetam; consegui dissolver um pouquinho da bagagem emocional negativa que carregava no meu inconsciente por anos e anos a fio. Foi realmente impressionante! Entendi que é muito importante não só deixar de "ingerir" novas toxinas emocionais, mas é essencial limpar o histórico emocional que sempre traz de volta à tona emoções ruins, por conta de situações desagradáveis do passado. A EFT parece ser bastante eficaz nisso; mas acredito que a EFT não substitui, e sim complementa o tratamento com psicólogo competente, pois é uma técnica que pode ser aplicada a qualquer momento, pelo próprio interessado sempre que necessário. Estou apenas descobrindo esse universo e postarei mais sobre as EFT em breve.

Harmonia e paz interior são peças-chave para a saúde.
Uma outra coisa que não posso deixar de fora da equação da saúde holística é a saúde espiritual. Independentemente da religião (ou da falta dela), equilíbrio espiritual é extremamente importante para uma vida harmônica e saudável, no sentido mais amplo da palavra. Se você escolheu não seguir religião alguma, com certeza existe algum lugar ou situação em que você consegue calar o ruído interior e se conectar com o mais íntimo do seu ser. Pode ser meditando, caminhando no parque, tomando um banho de cachoeira ou de mar, vendo um pôr-do-sol, fazendo yoga, tudo isso vale para ajudar o seu interior a se aquietar. Aqueles que seguem uma religião, normalmente tem esse momento de paz interior quando fazem suas orações íntimas, sempre que estas não possuem carga emocional negativa. Nada impede, porém, de tentar uma meditação ou prática de yoga para afinar ainda mais a sua conexão com seu eu interior. Eu escolhi seguir uma religião, e é no meu grupo espírita que me sinto conectada com o universo, com a Terra, com a Humanidade; e assim posso serenar meu interior e abrir espaço para novos desafios e bênçãos que a Vida nos traz. Mas nem por isso dispenso a yoga, a meditação ou uma pedalada no parque. Tenho certeza que tanto o apoio do meu grupo religioso quanto a prática frequente e disciplinada de yoga e a minha decisão de vir de bicicleta ao trabalho pelo menos três vezes por semana foram fundamentais para que eu conseguisse atingir esse patamar de saúde que há tanto tempo me fazia falta!


Bom, vou parando por aqui, pois esse post já ficou muito longo! :-)

Pra finalizar, além dos links acima, deixo mais umas dicas para quem quiser emagrecer com muita saúde:

Muita saúde para todos nós!!!


2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito do post.

Leia esse também.
http://www.antroposofy.com.br/wordpress/o-figado-e-a-vitalidade/

Ana Paula Souza disse...

Olá Irina,

Tudo bem?
Confesso que não entrei no blog para ler o post, mas o título parecia interessante e acabei lendo tudo. :) Acho que o equilíbrio para tudo na vida começa por aí mesmo, na parte emocional.

Na verdade, li sua entrevista no site da Rádio ONU e gostaria de tirar dúvidas e conversar sobre o programa de voluntariado, se você puder/quiser, é claro.
Também morei na Alemanha durante um ano, mas agora estou em Luxemburgo, com o objetivo de aprender francês.

Tentei te adicionar no Facebook também, mas como você não tinha a mínima ideia de quem eu era, não aceitou... haha :)
Mas podemos falar por e-mail se preferir.

Um abraço,

Ana Paula